gravadora

Título: 1 Concurso de Samba de Quadra
Ano: 2008
Número: 015
Comprar

SAMBAS-DE-QUADRA 
Houve um tempo, não muito distante, em que os ensaios dos blocos e das escolas de samba eram aquecidos nas quadras, ou terreiros, pelos sambas criados pelos compositores, que exercitavam a sua criação com absoluta liberdade, falando dos seus amores, dos seus humores, da contemplação de um dia de sol, ou até da chuva. Diversos desses sambas alcançaram sucesso e notoriedade, alguns ainda estão na memória de muitos e fazem parte da lembrança afetiva de carnavais brincados. 
O curioso é que não eram gravados, a não ser no ano seguinte, por força dos foliões da rua, que os adotavam. Para não cometer injustiças ou omissões, não citarei nenhum, mas se você puxar pela memória vai logo se lembrar de algum.  
Quando pensamos na possibilidade e na utilidade de fazermos um concurso de sambas-de-quadra, idéia que a Light encampou com entusiasmo, o que tínhamos em mente era proporcionar aos compositores do estado do Rio de Janeiro a oportunidade de fazer uma modalidade de samba por todas as razões necessária e que representa um desafio à criatividade. Mais de oitocentos sambas foram inscritos, para nossa alegria e surpresa, especialmente porque entre eles estavam autores já consagrados e outros iniciantes, o que reiterou a feição democrática que tanto queríamos.  
O resultado está aqui, dez composições tiradas das duas semifinais, cinco em cada uma, escolhidas de modo absolutamente transparente por duas comissões julgadoras integradas por quem entende do assunto. 
Com os arranjos competentes de Ruy Quaresma e a interpretação convincente dos intérpretes (muitos são os próprios autores), temos uma seleção de sambas marcada pela excelência e que desejamos seja transmitida pelas estações de rádio e cantada nos bares, nas ruas e... nas quadras. 
Haroldo Costa

2014 Fina Flor - Todos direitos reservados - Powered By ADS Hosting